segunda-feira, 13 de agosto de 2012

AMIGO ou amigo!?





                    Que tipo de amigo você é? Amigo ou amigo? Já explico.
           Existem pessoas que se oferecem como amigo, como um prêmio de consolação, depois de ter dado um "fora" no namorado ou  na namorada. Amizade essa com data de validade vencida!
           Há outras que dizem estar à procura de fazer "novas amizades"...
           Há outras ainda que se gabam de ter muitos amigos... um verdadeiro clã!
           Há também os que juram amizade eterna, mesmo que o mundo desabe, ela estará ali, intacta!
Quanta bobagem... 
           Então, já pensou em que tipo de amigo você é? E que tipo de amizade você oferece?
            Estive pensando sobre esse substantivo ou será adjetivo? Depende de como você o insere na vida das pessoas. Reflita:
- Quando você recebe um telefonema do seu Amigo, você atente, retorna logo? Ou dá aquele sorrisinho de duas letras ( rs ) e pensa :"depois eu ligo"!
- Quando você recebe uma mensagem ou um email, você responde? Ou diz: "Que bonitinho"!
- Quando você está interessado em sair no final de semana, precisa sortear qual amigo vai convidar ou chama todos? E quantos vão?
- Você é do tipo que se irrita, se seu Amigo te ligar de madrugada, porque precisa falar com alguém naquela hora e você foi o escolhido?
- Você sabe aceitar críticas ou é o centro de todas as verdades e de todas as certezas?
- Você sabe separar o joio do trigo? Há momentos em que tudo que o outro quer, é seu ombro pra chorar, seus ouvidos pra escutar...
-Você é do tipo, que fala com seu amigo todos os dias, quando está precisando de algo dele? Ou é daqueles que fica meses sem dar notícias, depois liga como se tivessem se falado no dia anterior?
-Você é do tipo que tem mais de 30 amigos no messenger, e seleciona aqueles com quem quer falar?
                                     ************
      Enfim, existem pessoas de todo jeito, que agem dessas maneiras, em uma ou outra situação, com uma ou outra pessoa. Então intuo que talvez seja melhor mudar essa conotação, de Amigos para conhecidos de festa, de viagem; colegas de trabalho, de estudo; ex-namorado, ex-namorada; velhos conhecidos...
      O conceito de Amizade vai muito além de números, é algo incondicional. A amizade não pode ser oferecida, nem desejada como prêmio de consolação; tampouco a qualquer pessoa com a qual não se desenvolva verdadeira afinidade. Uma proposta de amizade deve ser algo tão sério como um compromisso de casamento, uma união consciente, leal, despretensiosa, verdadeira!
       Os "amigos-da-onça" estão por toda parte, causando sofrimentos irreparáveis nas pessoas, semeando descréditos e solidão! A amizade é um gesto semelhante ao plantio de uma linda flor, precisa ser cuidado sempre, do contrário morrerá! Também funciona como uma moeda de troca, se somente um der a moeda, um ficará rico e o outro pobre! É menos doloroso suportar a dor da perda, numa separação conjugal, do que a dor de uma amizade! Os conflitos no relacionamento conjugal são muito variados. A amizade não sobrecarrega os amigos, ao contrário, é a partir dela que tudo se torna mais leve. Esse é o papel do amigo: ser o porto seguro dos navios atracados!
         O ato de ignorar o outro é o golpe certeiro para se findar o que nunca foi de verdade: uma amizade! 
         Não é preciso pegar outras mãos, emprestadas, para contar a quantidade de amigos que você tem, basta que eles caibam em uma sua apenas, desde que você seja um Amigo, com "A" maiúsculo, e ele também!

(Rosilene S. Oliveira/13/08/12- imagem web)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queridos leitores, ao comentarem as postagens, por favor assinem. Isso é importante para mim. Se não tiver conta no Google, selecione Nome/URL (que está acima de Anônimo), escreva seu nome e clique em "continuar".



Obrigado pela visita a este blog e volte sempre.
Rosilene Oliveira