quinta-feira, 12 de abril de 2012

A flor, o lápis, a caneta e a borracha


 


Símbolos e Signos

     A Flor, O Lápis, A Caneta, A Borracha.
                    Escreva à Lápis, a história da sua vida
                     para que possas Corrigir os erros,
                           tornando-a  tão linda e perfumada
                           quanto uma flor!
             Quando escrevemos algo à lápis e cometemos erros, com o uso da borracha, temos a chance de corrigi-lo perfeitamente e sempre que quisermos.  Quando fazer  isso?  Somos nós quem decidimos! 
           Ao escrever à caneta somos podados de errar, caso isso ocorra, a correção se torna mais difícil e perceptiva, deixa marcas bem acentuadas.
         Na vida também é assim, precisamos corrigir os erros assim que eles apareçam. Como saber se é um erro? Através das consequências. Como corrigi-los corretamente? Através de uma auto-análise.  Se deixarmos para corrigi-los tardiamente, estaremos acumulando dificuldades e sofrimentos, deixando marcas profundas e às vezes irreparáveis.

        A verdadeira sabedoria não está nas palavras escritas ou faladas, e sim no que podemos fazer de bom com elas!

                    (  Autoria de: Rosilene S. Oliveira./2011)

A Fórmula do Amor








A Matemática da Vida

Gostaria de começar contando como compreendi ao longo da vida e à duras penas, a matemática da vida. Nunca conseguir entender quando meu professor dizia ( +/+=+) (-/-=+) (-/+=-) (sinais iguais soma e conserva o sinal, sendo + ou -, sinais diferentes subtrai e conserva o sinal do maior elemento!!!) Affi!  Hoje, após alguns anos, isto é tão claro pra mim quanto a água! Como exemplo para explicar isso: quando duas pessoas se unem e quando nenhuma possui nenhum bem material, mas sonhos, perspectivas e luta em comum elas estão no estágio -/-, e alcançam o estágio +, dois nada que podem virar um muito; mas quando um possui um pouco e o outro nada,estão no estágio +/-, estando o primeiro em constante busca e o segundo só esperando pelo acaso, este permanece no estágio _, e quando ambos têm muito e lutam para manter, ouvindo e aceitando críticas e sugestões, consequentemente o resultado será (+/+= +), mas também há o caso de quem não espera nada da vida, apenas viver um dia após o outro, sem muito esforço, com o mínimo do mínimo, este forma o cálculo(-/-=+) mais distância das coisas boas que Deus nos deixou, é como um cabo de guerra entre duas forças diferentes, isso também se explica no contexto, experiências de vida e expectativas.
          Quando é colocado na balança o coração e as dívidas financeiras,  a segunda sempre pesa mais, assistindo ao filme da vida como mero telespectador  dizemos: a solução está no que pesa mais, pois só amor não enche barriga, vivemos num mundo consumista, onde perdemos o sono e a paz diante desse mal! Mas quando somos o personagem principal dessa história, a solução não parece tão óbvia, sentimos um desejo enorme de que algo mágico aconteça e tudo se resolva , procuramos coragem para tomar a decisão que precisa ser tomada , afim de evitar mais transtornos.    Alimentamos a cada dia a esperança de que algo vai acontecer pra mudar este quadro e o lado pesado da balança mude, às vezes o tempo é um grande rival para um lado e um grande aliado para o outro, mas este precisa ser aliado dos dois ao mesmo tempo. Contudo magia não existe, é preciso fazer a velha continha da vida, ponderá o que vale a pena e o que não vale, pesar o deixa mais feliz e o que muito chateia, se possível enumerar os fatos, registrar na mente, manter-se convicto e entrar no ringue com o coração, tendo o Deus da sabedoria como o juiz dessa disputa, muitas lágrimas e sangue hão de rolar, mas o tempo sempre estará por perto como o melhor analgésico e antiinflamatório para curar a dor.   Algumas pessoas são corrompidas por temer o tempo e lentidão do analgésico, pagando um alto preço e vivendo uma vida sem qualidade. Pensar no sofrimento alheio é punir a nós mesmos, só nós sabemos o tamanho da nossa dor, o peso da nossa cruz, não cabe num naufrágio bancar o herói dando a vida pelo outro, somos responsáveis por cuidar da vida que Deus nos deu de graça, em troca apenas de gratidão e de ser feliz colorindo este mundo, ora tão triste e sombrio!
         “Somos que podemos ser, somos quem queremos ser!”
       Lutemos por nós e “Deixemos livres as coisas que amamos se voltarem é porque as conquistamos, se não voltarem é porque nunca as possuímos – John Lennon”          

                  (Texto de Autoria de Rosilene S. Oliveira/outubro -2011)


















Diário de uma anônima





 

                                                                              
SINTOMAS DE TRABALHOS EXCESSÍVOS  - SOBRECARGA.

         Nosso corpo é uma verdadeira máquina, cheia de engrenagens,  cada uma com sua função. Assim como as máquinas, ele precisa de cuidados, de regulagens.
       Ao longo dos anos vemos os problemas surgindo e sendo preciso serem resolvidos por nós, nos vangloriamos por encontrar forças e sermos capazes de resolver tudo sozinhos, e então nos sentimos SUPER-HERÓIS, SUPER-MÁQUINAS, e assim os outros também nos veem e nos trazem seus problemas para que também os resolvamos, e como qualquer herói, negar jamais. Assim a máquina humana começa a dar panes: um lapso aqui, uma tonteira ali, uma fadiga acolá e os braços começam a ficar pequenos pra abraçar um mundo tão grande, quisera fosse um mundo de algodão, mas há pedras também.
        Há 13 anos ininterruptos assumi esse papel: esposa, dona de casa, mãe, professora, “sócia de bancos, mercados e lojas”, tudo isso acompanhado de muitos problemas e cadê uma mão estendida efetivamente? Não, ao contrário, muitos espectadores de um naufrágio. Vi pessoas morrendo e matando por causa dessas panes, resolvi salvar a minha e a de outros. O trânsito tem sido meu maior fantasma, estou com o "stress" aflorado, sinto depressiva, é uma sensação ruim, uma sensação de quase morte, quando a mente pede e o corpo não obedece, o corpo é comandado pelo cérebro que está em pane, estou em busca de ajuda, os remédios me deixam dopada, com o sono irregular, o humor alterado, ansiedade aflorada, dificuldade de concentração e de resolver problemas aparentemente fáceis. Estou fragilizada  à mortes, principalmente de conhecidos, penso que poderia ser eu a vítima e/ou a causadora. Este  foi um ano de muitas conquistas importantes, mas não estou conseguindo viver tudo isso com tranqüilidade. Tenho buscado alternativas pra me sentir melhor: pintando, caminhando, nadando, freqüentado aulas de dança, não estou entregue a doença, mas me sinto fraca, muito fraca. Fisicamente só há dor de cabeça, nada mais.  Quando olho no espelho me pergunto: Quem é essa ai? Onde está EU? Sinto que há outra pessoa neste corpo, espero que o tratamento resolva meus problemas, quero muito melhorar, ser EU de novo.         Quero começar uma vida nova, respirar outros ares, conhecer pessoas novas e lógico, viver novos problemas, pois eles, nunca deixarão de existir.

                      (Texto de Autoria de Rosilene S. Oliveira)

O TEMPO E SUAS CIRANDAS

  
 ( Imagens da Cidade de Goiás - Goiás Velho)                           


(Minha interpretação dos trechos de poemas de Pe. Fábio de Melo)
  O tempo e Eu

             "Eu, na trilha incerta dos meus passos, submerso no destino imenso dos meus sonhos, vou percorrendo os caminhos do mundo estendendo o manto branco sobre os lares da humanidade;  Ele , o tempo e os movimentos  de suas cirandas, vida que se reveste de cores e estações litúrgicas , que nos convida a celebrar o específico de cada motivo; "O tempo tudo cura, o tempo tudo faz esquecer; atreve-se o tempo a irar tanta dor"  e "quando com Ele não posso, faço acordo, sorriu com os motivos de suas alegrias e poetizo as tristezas, que de suas mãos se desprendem, pois quando com ele posso, eu dele me esqueço e vivo!"
          
           O tempo nos coloca em estações jamais imaginadas, entreolhamo-nos por uma fresta, então ficamos imaginando ter as respostas de tantos porques, mas a cada resposta alcançada mais uma pergunta, e mais outra e outra. Então o tempo nos é dado como forma de crescimento e aprendizado, um grande livro onde podemos escrever a nossa história, enumerar as pessoas importantes, e grifá-las, como únicas. O Tempo nos ensina que tudo vale a pena e cada dia vivido é uma linha em que escrevemos a nossa história! Nosso Pai, de longe nos observa, nos dá a caneta , a borracha e o caderno, que é o tempo!
           Ele já sabe o que nós ainda não sabemos que somos, Ele tem a visão do tempo presente e do tempo futuro; nós a visão do hoje!  Podemos corrigir os erros, e se ainda assim eles forem demais, podemos virar a página e recomeçar; recomeçar em outro lugar, com novos sonhos, novos projetos, não se preocupando com o que não é nosso: o amanhã. Esse é de Deus! O tempo nos ensina o verdadeiro significado do Amor: o que somos pro outro, o que podemos acrescentar na vida do outro, longe ou perto, isso é Amor! O tempo nos oportuniza sermos  inúteis, porque somos humanos! Também sermos valentes, porque olhamos nos olhos do outro e tentamos enxergar a alma. Mas ninguem tem o poder de interferir nas escrituras individuais, apenas enxugar as lágrimas dos olhos, que são traços de vida, quando estas são de dor ou de alegria! E de longe Deus nos espia, traça nosso caminho e derrama sobre nós os dons do espírito santo, para que nos fortaleçamos  e consigamos caminhar na direção que o coração indicar.  E então saber que alguém espera por nós, basta que deixemos aberta a porta que ele dirá: "Eu espero por você e não me canso de esperar, meu coração se alegrará quando você chegar!"

(Rosilene S. Oliveira/ novembro-2011)