segunda-feira, 16 de abril de 2012

Fábula do Sol e da Lua


 

                         

                    A Lua estava Triste

             A lua estava toda tristonha no céu, quando de repende uma das estrelas se aproxima, então começam a conversar:
          _ Lua, o que houve? Por que estás tão triste?
           _ Ah! Não sei dizer, não me sinto bem! Há momentos em que não me sinto bem, sinto-me sozinha, mesmo com todas vocês por perto, brilhando pra mim!
           _ Saudades do Sol, imagino!
           _ Sim, sempre! É difícil suportar essa triste espera, pelo dia que vamos nos encontrar!
           _ Não fique triste Lua, um dia vão se encontrar. Na verdade acho que você deveria esquecer esse seu amor impossível pelo Sol, talvez se sentisse mais feliz!
           _ Como podes dizer isso? Acaso conseguiria viver no universo como a única estrela? Brilhando somente pra você?
        _Não, não poderia.
        _ Estou na fase ruim, a minguante TPLN, tensão pré lua nova. É quando nessa fase posso estar em eclipse com o meu Sol! Vivemos nos desencontrando, por causa dos meus atrasos, sempre que ele está chegando, deixando o dia, eu me demoro a aparecer, então ele se vai!
         _Não deves se sentir assim, és privilegiada por ser o único satélite natural da Terra, pode se mostrar em diversas fases, de diferentes maneiras, é o ciclo da vida. Pense na sua importância para o universo, como ficariam todos na escuridão? Somente a minha luz e das outras estrelas não seria o bastante, é você que reflete a luz do sol pra todo planeta, por todas as estações. Está sempre presente, dia e noite  e  o Sol te visita todos os dias, fica de longe te observando, só não pode estar junto porque seus caminhos são contrários, e seus destinos opostos!

                                         *****

          Dias depois o Sol aparece, e o eclipse finalmente acontece. A lua agora já não está mais triste:

        _ Sol, meu sol, finalmente me apressei pra te encontrar, vi seus raios sobre as águas do mar, seu brilho estava ainda mais radiante!
        _Minha Lua, que bom que se apressou, mas não tenho muito tempo por aqui. Serei breve como sempre. As estrelas têm cuidado de você?
       _Sim, estamos nos cuidando mutuamente!
       _ A alguns dias te vi triste, o que houve?
       _ Estava meio nostálgica mesmo, sentindo sua falta!
       _ Minha Lua, sabes que minha caminhada é longa, muitos no universo dependem de mim, na Terra, na água, no ar. Meu trabalho é incessante, sou responsável por coisas vitais para os seres viventes da Terra, como a fotossíntese, por exemplo, que leva o ar puro a todos, para que possam existir, sou o alimento para o corpo e a  alma dos mortais! E por meus raios serem tão fortes, vivo só, até mesmo a Terra se protege de mim, com sua camada de ozônio, belos óculos solares! Estou em toda parte, mas tenho que descansar também, por isso você clareia, ilumina as vidas através da minha luz!
      _ Vê como você é importante pra mim? Eu seria invisível sem você, até as estrelas seriam mais importantes que eu!
     _ Engana-se minha querida, todos somos importantes, cada um no seu espaço, assim como os homens, os animais, as plantas... todos, sem exceção! Você é apenas mais frágil, por isso o criador deixou-lhe as estrelas como companhia, mas elas também precisam de você, como eu preciso também! Vês como és importante pra mim, por isso sou sempre radiante, porque tenho você como minha companheira insubstituível, nenhum outro satélite é capaz de refletir a minha luz, só você, minha Clara Lua!
      _ Gostei de Clara Lua, esse será meu novo nome!
      _Gosto de te ver sorrindo e ver o brilho dos teus olhos! Nunca se sinta triste, estaremos sempre unidos, perto ou longe!
      _  Sempre estarei bem meu Sol!

Moral: Nunca estamos sós, mesmo que não vejamos o outro ao nosso lado, podemos senti-lo. E todos somos importantes na vida de alguém, e o melhor presente que podemos  receber  é saber que proporcionamos o melhor à suas vidas!

(Texto de Autoria de Rosilene S. Oliveira/ 16/04/2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queridos leitores, ao comentarem as postagens, por favor assinem. Isso é importante para mim. Se não tiver conta no Google, selecione Nome/URL (que está acima de Anônimo), escreva seu nome e clique em "continuar".



Obrigado pela visita a este blog e volte sempre.
Rosilene Oliveira