sexta-feira, 6 de abril de 2012

Crônica da Gramática


                      Uma Viagem ao planeta chamado Àtica.

           A fantástica viagem ao planeta ÁTICA, na famosa espaçonave chamada GRAMA, o piloto dessa nave é uma piloto chamada
METÁFORA.
         A Metáfora vai te levar em sua GRAMA até ÁTICA, onde poderá sentir que somente ela é capaz de te fazer Subir pelas paredes, Flutuar sobre as nuvens e Pegar uma estrela para presentear a sua Lua.
          Acho encantador o seu jeito de aplicar os Vocativos: meu bem, meu anjo, minha lua, minha doçura, minha querida... acompanhados dos Pronomes Possessivos, que de posse não tem nada, pois nos permitimos ser e deixar-nos livres, evoca com mais intensidade o novo sentimento que está nascendo. Me enche o coração de alegria e arrepio atribuir-lhe os Predicativos: você é um doce; é um anjo; estava sex naquela foto; teu sorriso é lindo... Lamento dizer mas o nome desse Sujeito ai é Paixão, e como disse o outro Sujeito Pequeno Principe, você se torna responsável por tudo que cativa. Danou-se: vai ter que cuidar de mim! Mas não se preocupe a dona Metáfora irá te ajudar, sempre que precisar! Ela também vai te levar por várias classes, em sua nave Grama do planeta Ática. Você visitará as dez classes desse planeta em menos de 80 dias. São elas: a classe dos Substantivos, dos artigos, dos Adjetivos, dos pronomes, dos numerais, dos verbos, dos adverbios, das preposições, das interjeições e das conjunções. Obviamente nesse cruzeiro espacial você só poderá dar um "tiauzinho" para os nativos, pois você teve e ainda terá a vida toda para visitar esses lugar, basta usar o teclado do seu tablet, ou do seu android, e o essencial: o som da tua voz!
       A viagem inicia com você relembrando a história do seu criador!
Deus é o Verbo encarnado nos Três Substantivos próprios mais sabidos em todo o mundo: Pai, Filho e Espírito Santo. Aprendemos a amá-lo através dos Adjetivos aos quais conhecemos e atribuimos, Deus é: bom, fiel, único, amoroso, carinhoso, severo, justo e tantos mais que descobrimos ao longo das nossas necessidades. Os Artigos definem o que temos e o que somos: O filho tem sempre o amor de um pai e de uma mãe, embora ausentes às vezes, mas o coração nunca se engana, cada um a sua maneira. Nós devemos amar o Deus Verbo nas principais preposições: amor a Deus, amor de Deus, amor para Deus, amor com Deus, amor em Deus; como dizem suas palavras na santa ceia: Por Cristo, Com Cristo e em Cristo. Por que Deus é o Verbo, porque ele é o Senhor de todas as grandes ações por eles e por seu Filho Jesus, Ele criou tudo, , foi concebido, nasceu, padeceu, sofreu, morreu, ressucitou, subiu e está sentado(a direita do Pai), amou, perdoou, ontem, hoje e sempre, em todos os tempos e de todo modo. Os Advérbios intensificam, qualificam essas ações: muito, pouco, ontem, hoje e sempre. A entrega de Maria por Jesus a João ao pé da cruz revelou importânica pra nós hoje através dos pronomes: Mãe eis ai teu filho, filho eis ai tua mão; esse é o cálice, entregue por vós. Os numerais nos coloca em sintonia com Deus quando buscamos primeiro a Ele, sendo ele um só, nas tres divindades! As interjeições exalta nosso espanto e nossas alegria, emoções! Nossa! Que surpresa!; Glória a Deus!; Puxa, eu venci! As conjunções nos ligam as ações do Pai: meu Pai e eu. ...assim como Deus nos ensinou!

Esse é o meu Tour pra você, espero que goste!


 (Crônica de Autoria de Rosilene S. OLiveira/ Março de 2012)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queridos leitores, ao comentarem as postagens, por favor assinem. Isso é importante para mim. Se não tiver conta no Google, selecione Nome/URL (que está acima de Anônimo), escreva seu nome e clique em "continuar".



Obrigado pela visita a este blog e volte sempre.
Rosilene Oliveira